sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Raul Pont comenta a demora para identificar o assassino do trabalhador sem terra

A verdade sobre o assassinato do trabalhador sem terra

Por Raul Pont

Como pode demorar tanto tempo para identificar o autor do tiro que matou o trabalhador sem terra Elton Brum da Silva? É inacreditável que uma corporação militar com a força, a presença de oficiais e apenas 12 armas de calibre 12 naquele acontecimento não tenha identificado o autor desse crime hediondo até agora, não só pelo tipo de arma utilizado mas por ter sido um assassinato pelas costas.
O que me preocupa não é só o prazo, que se arrasta, mas que um dos blogs do grupo RBS diga que o autor do disparo mortal teria sido um soldado. Ontem mesmo, da tribuna da Assembleia Legislativa, citei o que aconteceu quando da morte de um soldado, no enfrentamento na Praça da Matriz. A BM não só sitiou a Prefeitura Municipal durante várias horas, como varou uma noite de investigações e interrogatórios de centenas de pessoas no CETE do Menino Deus, mobilizando centenas de soldados e policiais civis para encontrar suspeitos. Fico impressionado com a diferença da preocupação e do empenho em elucidar aquele ocorrido e este.

Um outro blog, o RS Urgente, editado por Marco Weissheimer, reproduz o artigo do ex-ouvidor da Secretaria de Segurança Pública, Adão Paiani, que diz: “Quem matou Elton Brum da Silva foi um Oficial da Brigada Militar do Estado, atirando pelas costas, num entrevero, depois de uma discussão. Se os cavalos do Regimento de Polícia Montada de Livramento pudessem falar, seria essa a sua versão. Mas a que vale, mesmo, é a oficial. E essa, meus amigos, já está escrita. E devidamente ensaiada”.

Estamos diante de uma acusação grave de uma pessoa que compunha o governo Yeda, apresentando a reflexão: esta é a elucidação do caso ou trata-se da apresentação de uma versão oficial devidamente ensaiada por uma semana para a morte de Elton Brum da Silva?

Nenhum comentário:

Postar um comentário