sábado, 17 de outubro de 2009

Bolívia enviará diário de Che a Fidel Castro e à família do guerrilheiro


Bolívia enviará diário de Che a Fidel Castro e à família do guerrilheiro
COCHABAMBA, Bolívia — O governo da Bolívia enviará as cópias de dois cadernos do diário do guerrilheiro Ernesto Che Guevara ao líder cubano Fidel Castro e a seus familiares que vivem em Havana, informou neste sábado o ministro boliviano da Cultura, Pablo Groux.
"A família de Che terá acesso a uma cópia dos diários por meio do embaixador (de Cuba na Bolívia) Rafael Dausá que, certamente, também fará com que um exemplar chegue ao comandante Fidel Castro", disse Groux à imprensa estrangeira.
O ministro afirmou que "42 anos depois (da morte de Che na Bolívia), a família e o próprio Fidel Castro vai poder apreciar em sua integridade, e da forma mais parecida com a original, todos esses escritos do diário de Che".
Os originais do diário contido em dois cadernos, denominados a "caderneta escolar" e a "agenda alemã", estão nos depósitos do Banco Central da Bolívia com a classificação "segredos de Estado".
Foram apreendidos pelo Exército boliviano em outubro de 1967, depois que Che foi detido e executado sumariamente.
O diário de Che Guevara foi recuperado pelo Estado boliviano no início da década de 1980, depois de ter sido roubado por militares bolivianos que tentaram vendê-lo no Reino Unido.

Informações da Agência France Presse

Nenhum comentário:

Postar um comentário