quinta-feira, 12 de novembro de 2009

O Narcopresidente Alvaro Uribe

Publico aqui uma breve biografia do senhor Alvaro Uribe, presidente da Colômbia, inimigo das FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), amigo dos Estados Unidos e dos narcoparamilitares. 
Para quem não sabe, as ligações de Uribe com o tráfico de drogas vêm desde a época em que "El Patrón" Pablo Escobar estava no auge de seus negócios:


Filho de Alberto Uribe Sierra, homem opaco, de classe média, vizinho do bairro "Laureles", de Medellín, que até 1970 atuou como intermediário na corretagem de imóveis, economicamente endividado, muda a sua situação financeira catapultando-se para a riqueza e influência política através de alianças obscuras com Fidel e Carlos Castaño, chefões fundadores do poderoso "Cartel de Medellín". Sendo ao mesmo tempo sócio da família “Ochoa” e de Pablo Escobar Gaviria, o qual, diga-se de passagem, facilitou ao então jovem Álvaro, um helicóptero de sua propriedade para remover o cadáver de seu pai, que foi justiçado numa de suas fazendas pelas FARC em 1983, por diferenças no controle de territórios narcoparamilitares, fato este que não foi desmentido ou explicado pelo Doutor “Varito ".
A influência de seu pai, que além do mais estava vinculado à família Ochoa, da classe dominante e criadores no departamento de Antioquia do famoso “Cartel de Medellín” e do MAS, por matrimônio, foi fator decisivo na meteórica carreira política de Álvaro; foi assim como em 1992, Pablo Escobar lança sua campanha "Medellín Sem Favelas" e organiza uma grande corrida de cavalos, destinada a angariar fundos para a campanha de Uribe a prefeito de Medellín, posição que ganhou e que ocupou por dois anos, tempo no qual continuou a apoiar as sujas jogadas dos seus promotores, os “narcoparamilitares” do cartel de Medellín, do qual seu pai fazia parte e quem custeava as campanhas políticas que o elegeram prefeito, governador de Antioquia, senador da República e, finalmente, presidente da Colômbia. Todos os cargos financiados com dinheiro ensaguentado pelos crimes do narcoparamilitarismo.
Desde o início, depois que ele se formou em direito na Pontifícia Universidade Javeriana e onde adquiriu a hipocrisia insidiosa de Opus Dei e da Companhia de Jesus, de que absorveu todos os seus truques e mentiras, incluindo a sua aparência pessoal de "padre inofensivo", a qual bem se referiram Pablo Escobar e Carlos Castaño quando estes fizeram-lhe uma visita na Direção de Aviação Civil, que naquele então Álvaro era o Diretor, com a seguinte observação: "Este sacerdote inofensivo será de muita utilidade no futuro; devemos apoiá-lo ... ". Desde então, tornaram-se seus narcoprotetores e financiam sua brilhante carreira política. Naquela mesma época, foi quando o governo do império abriu o expediente de N°. 82, folha 10 da lista dos 100 narcotraficantes mais perigosos do mundo que está guardado na CIA. Este expediente ainda está em vigor, pronto para ser ativado à menor desobediência das ordens dos EUA, com os quais o Dr. Varito é chantageado e permanece "obediente" às ordens de seus mestres, sob a pena de terminar num presídio para o resto da sua vida, como foi o caso de Noriega, do Panamá.


Este texto é um fragmento do artigo publicado em ANNCOL (Agência de Notícias Nova Colômbia) "Álvaro Uribe Vélez (Breve manual do rufião que governa a Colômbia)" 

Nenhum comentário:

Postar um comentário