terça-feira, 7 de setembro de 2010

Escândalo Banrisul: Entidades Sindicais do RS se posicionam diante do desvio de recursos

O SindBancários, a Fetrafi-RS e os sindicatos do Interior emitiram nesta sexta-feira, dia 3, um nota às imprensa sobre os acontecimentos envolvendo o Banrisul.

O esquema envolvendo o banco se daria através de superfaturamento na produção de ações de marketing contratadas junto a agências que terceirizavam o serviço para empresas que, por sua vez, subcontratavam os reais executores a preços muito menores do que os cobrados do banco.

Confira a nota

A Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras do RS, o SindBancários e os sindicatos de bancários do interior vêm a público reafirmar a importância do Banrisul enquanto banco público, essencial para a economia e desenvolvimento do Estado. Diante das investigações, prisões e apreensões feitas pela Polícia Federal na quinta-feira, 2 de setembro, as entidades sindicais reiteram que estes fatos sejam apurados e os envolvidos submetidos ao rigor da lei.

Não é admissível que uma instituição sob gestão pública, parte do patrimônio do Estado gaúcho, seja usada para atingir objetivos particulares e escusos, causando prejuízos à sociedade e aos trabalhadores do banco.

Enquanto estes absurdos ocorriam, a direção se concentrava na economia de papel higiênico, luz, água, no corte do café, na manutenção de um quadro funcional reduzido, nas metas abusivas que causam o adoecimento dos bancários e prejudicam o atendimento do número crescente de clientes.

Essas possíveis irregularidades trazem à tona a necessidade de retomar o debate sobre a efetiva democratização e controle da sociedade sobre as empresas públicas.

A imagem do Banrisul não pode ser manchada e atreladas a atitudes individuais que caracterizam irregularidades e corrupção.

Original em Sindbancarios

Nenhum comentário:

Postar um comentário