segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Grito dos Excluídos: Nesta terça, manifestação em Porto Alegre


A Concentração será a partir das 8h30, no Largo Glênio Peres, seguindo pelas ruas do Centro. O objetivo da manifestação é anunciar, em diferentes espaços e ações, a possibilidade de esperança com perspectiva de transformação, através da unidade, organização e das lutas populares. É também denunciar as injustiças promovidas pelo sistema capitalista implantado em nosso país, que causa a destruição e a precarização da vida do povo e do planeta.

Entre os eixos defendidos este ano estão à participação e organização popular; os nossos direitos; a soberania nacional e internacional; o limite da propriedade da terra, esperança e utopias, integração entre os povos, comunicação popular, economia e vida.

O Grito dos Excluídos
A 16ª edição do Grito dos/as Excluídos/as pretende resgatar as condições reais e efetivas da vida. O respeito e a defesa, a conquista, ampliação e universalização dos direitos básicos de cada cidadão ou cidadã exigem uma base sólida no sentido de preservar “a vida em primeiro lugar”. É a coluna vertebral do Grito, desde sua primeira edição em 1995. Essa base, por sua vez, requer hoje mudanças urgentes e profundas da sociedade.

Entre as mudanças, vale destacar uma reforma agrária e agrícola que leve em conta o limite da propriedade da terra rural e urbana; melhorias substanciais nos sistemas de saúde, educação e transporte público, habitação; uma nova convivência com o planeta terra, preservando as diversas formas de vida e um desenvolvimento justo, solidário e sustentável; espaço aberto à comunicação e à participação popular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário