quarta-feira, 30 de março de 2011

Forças de Kadafi freiam aliados da OTAN em Bin Jawad

Forças do Exército mantiveram hoje suas posições em torno de Bin Jawad e frearam a ofensiva dos rebeldes armados para o oeste de Líbia, apesar de serem apoiados pelos bombardeios da coalizão internacional.

Pelo segundo dia consecutivo as hostes dos rebeldes retrocederam diante da potência de fogo dos leais ao líder líbio, Muamar Kadafi, cuja defesa da cidade de Sirte tem sido bem mais sólida do imaginado pelos inssuretos, segundo seus próprios líderes.

Os insurretos tentam desde domingo fazer com o controle de Sirte, a cidade natal do Kadafi, confiantes na ajuda dos bombardeios indiscriminados da coalizão internacional sobre cidades da costa leste e oeste do país.

Atualmente os combates mais encarniçados registram-se na localidade de Nawfaliya, uns 180 quilômetros ao oriente de Sirte, e segundo diferentes fontes, a meio dia desta quarta-feira moviam-se para Ras Lanuf, o principal enclave petroleiro do país norte-africano.

Por seu lado, a televisão oficial líbia destacou a resistência dos militares governamentais e em sua programação habitual intercala informes dos sucessos no terreno de operações militares, bem como da solidariedade popular ao mandatário.

À margem dos espaços noticiosos habituais, o canal Al Jamahiriya mantém conexão telefônica com cidadãos que expressam lealdade a Kadafi e condenam a que denominam "brutal cruzada colonial" contra sua nação.

Junto com epítetos muito despetivos para os presidentes dos Estados Unidos e França, a televisão informou de concentrações de homens e mulheres acompanhados de seus meninos" em frente a Bab Al-Aziziya, um lugar emblemático de Trípoli onde se repetem marchas pró-governamentais.

Os manifestantes, descreveu Al Jamahiriya, cantam e cantam consignas que "materializam a alta moral do povo heroico de Líbia que crê em sua vitória, pela vontade de Allah, em frente à colossal cruzada colonial".

Assim, informou de atos de solidariedade de professores e estudantes da universidade de Shebha, de escolas islâmicas, ímãs e outros setores sociais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário