sexta-feira, 25 de março de 2011

Última descendente de Lenin morre em Moscou



Olga Ulyanova, sobrinha e última descendente de Lenin, morreu em Moscou nesta sexta-feira, aos 89 anos, informou o governador da região natal do líder bolchevique, Ulyanovsk, em um comunicado.
Ulyanova, que nasceu em 1922, dois anos antes da morte do tio famoso, era a última descendente direta da família Ulyanov, sobrenome real do líder comunista, segundo o governador Sergei Morozov, que não revelou a causa do falecimento.
Ela era filha de Dmitri, irmão caçula de Lenin, um médico que compartilhava seus ideiais revolucionários e ocupou altos cargos no ministério da Saúde soviético depois de 1917. Ele nasceu em 1874 e morreu em 1943.
Ulyanova estudou química na Universidade Estatal de Moscou e foi professora nesta mesma instituição, segundo Morozov. Ela publicou diversos livros e mais de 150 artigos sobre Lenin e seus parentes.
Como última representante da família, ela sempre combateu as várias iniciativas para retirar o corpo embalsamado de seu tio do mausoléu da Praça Vermelha, na capital russa.

"Sou categoricamente contrária ao enterro de Vladimir Ilyich Lenin. Não há nenhuma base para que isto seja feito", escreveu Ulyanova ao jornal Pravda em janeiro, argumentando que seu corpo é mantido no mausoléu na mesma profundidade exigida pela tradição russa para os sepultamentos.

Com informações de AFP


Quem quer conhecer a história desse grande dirigente revolucionário pode começar pela obra "Lenin: Coração e Mente, de Tarso e Adelmo Genro".

Na Livraria Cultura está por R$ 12,00
Na Estante Virtual, fora o frete, está por R$ 7,11

Nenhum comentário:

Postar um comentário