domingo, 5 de junho de 2011

Atenção: Ollanta Humala está na frente nas apurações peruanas!!!


Uma contagem rápida realizada pela empresa Ipsos-Apoio e que leva em conta 1,3 mil mesas eleitorais, equivalentes a 250 mil eleitores, confirma a vitória de Ollanta Humala sobre Keiko Fujimori nas eleições presidenciais peruanas deste domingo.

Esta contagem rápida, que está quase concluída (em 91,2%), aponta uma vantagem de 3 pontos percentuais para Humala: 51,5% contra 48,5% de votos para seu rival. A amostra representativa de colégios eleitorais é mais confiável que as pesquisas prévias de boca de urna porque considera o voto dos 750 mil peruanos residentes no exterior, segundo explicou o diretor de Ipsos-Apoio, Alfredo Torres.

Isto explicaria, segundo Torres, que a vantagem de 5 pontos para Humala que deram as pesquisas de boca de urna tenha reduzido, já que no exterior o apoio foi majoritário para a candidata Fujimori. Em todo caso, Torres explicou que se a diferença na contagem rápida era superior a 1% para qualquer dos candidatos, podia dar-se a vitória como segura.

A vantagem de Humala tem uma notória exceção: a cidade de Lima e sua província, onde Fujimori obteve uma porcentagem próxima a 60% de apoios, vantagem que se reverte no caso das províncias do centro e o sul, enquanto no norte do país a situação parece ser de empate.

Com informações de BBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário